Siga

O que procura?

ENTREVISTAS

ENTREVISTA | Suel fala sobre desafios da carreira solo e experiências com novos ritmos

Foto: Reprodução

Após 16 anos a frente do grupo Imaginasamba, o Suel deu início a sua carreira solo em 2019. Aos 35 anos anos recém completados, destes 18 de carreira, o cantor lançou recentemente o seu primeiro projeto, chamado “Status”.

Mas nem sempre é fácil a transição de grupo para solo, ainda mais após tanto tempo. Mas Suel tem sua personalidade a seu favor. Ele é daquelas pessoas sedentas por aprendizado e que sempre buscam por mais. É por isso que seus números são impressionantes.

Advertisement

Com um talento que surpreende todos à sua volta, Suel aprendeu sozinho, ainda na infância, a tocar instrumentos e a potencializar a sua atuação na música . “Aprendi a tocar lendo revistas de cifras, analisando as letras que correspondem aos acordes. Sempre fui muito à frente do meu tempo, sempre quis evoluir e para isso nunca medi esforços na minha vida”, diz o cantor natural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Advertisement

Desde cedo ele já escrevia suas próprias canções e impressionava a todos com sua ligação com a música. Aos 12 anos, começou a realizar shows nas redondezas do bairro, mas o cantor não estava sozinho. Naquele momento, o grupo Imaginasamba nascia, formado por um grupo de jovens amigos apaixonados por música. Foi onde ele eternizou, ao lado dos companheiros, hinos como “Idéias do amor”, “Duvido” e “Para de Pirraça”.

Suel permaneceu no Imaginasamba até 31 de dezembro de 2018, dando o ponta pé inicial e oficial em sua carreira solo um mês depois. E sobre essa mudança ele contou ao POP Mais que os desafios são inúmeros. “Sair de um grupo e iniciar carreira solo é muito desafiador. São novos caminhos, músicas, tudo diferente, mas quando você faz o que ama o processo acaba sendo natural. E tem sido ótimo. Estou muito animado para esse novo ano”.

Não demorou muito a chegar o primeiro single, chamado “Questionário”. O sucesso foi instantâneo, e fez nascer o disco, lançado em agosto de 2019. “Eu tinha algumas músicas guardadas e outras fui compondo junto com meus parceiros do estúdio, foi um processo bem leve e divertido. O álbum representa minha nova fase de carreira e vida pessoal, tenho um carinho muito grande por ele. A aceitação do público foi incrível, estamos muito felizes”, comenta ele, que hoje acumula mais de 200 mil ouvintes mensais no Spotify.

Com quase duas décadas na estrada, Suel se tornou referência aos novos talentos, e sabe da responsabilidade. “Sempre trabalhei muito e me inspirei em grandes cantores do samba, e hoje me sinto muito honrado em saber que outros artistas se inspiram em meu trabalho. A responsabilidade é grande, mas quando as coisas são feitas com amor, tudo flui. É uma sensação de dever cumprido, fico muito feliz”, comemora.

O samba se tornou o principal ritmo nacional desde o começo do século XX, mas isso vem mudando. O funk e pop têm se tornando mais populares. Suel sabe disso, e vem se mostrando versátil, experimentando novos ritmos.  “Em ‘Status’ tem a música ‘Eu, você, pipoca e Netflix’, em parceria com Luísa Sonza, que já mostrou esse lado mais romântico, mais pop. Gosto de transitar por outros gêneros, para esse ano estamos preparando coisas bem legais”, conta.

Estudioso, ele adora aprender e isso reflete em sua carreira e fluência em outras línguas como o inglês e o espanhol. Podemos esperar um álbum bilíngue? Quem sabe?!

Pelo visto ainda tem muito por vir! Enquanto isso, vamos ouvir o “Status”:

Publicidade
Publicidade

DÁ 1 LIKE

Publicidade

Você pode gostar de

eventos

Acontece hoje(25/11) no Rio de Janeiro, o lançamento do disco “Sambas-Enredo Carnaval 2020”, organizado pela Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de...

ENTREVISTAS

Elas são o maior fenômeno da internet brasileira nos últimos anos. O que começou com um brincadeira, se tornou algo que nenhuma das três...

MÚSICA

“Amor de Amante” é o novo single do Suel, e o título da faixa faz jus ao clipe liberado nesta sexta-feira (20/9). A canção...

MÚSICA

O cantor e compositor Suel, um dos grandes nomes do pagode e samba do país, gravou novo clipe! A música da vez será “Amor...

Publicidade

Copyright © 2017-2020 Site POP Mais.